Curta e Siga


Drenagem Linfática: método Vodder





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Drenagem Linfática: método Vodder.


O médico dinamarquês Ermil Vodder criou e desenvolveu, na década de 30 do século XX, a técnica da drenagem linfática manual. Atualmente, e fazendo jus à descoberta original, é uma terapia com contornos altamente especializados, que pode ser aplicada tanto em tratamentos de estética e bem-estar, como em tratamentos de saúde.

O que é?

Técnica suave e subtil, a drenagem linfática manual é uma massagem simultaneamente relaxante e drenante, no sentido em que atua ao nível da condução da linfa pelos vasos linfáticos. A linfa é a responsável pelo transporte e eliminação da corrente sanguínea de substâncias e líquidos em excesso, tendo uma ação desintoxicante. Enriquecida como anticorpos, é ainda uma poderosa aliada do sistema imunológico e, como auxilia a distribuição de líquidos intracelulares, evita a acumulação de líquidos. No entanto, quando o sistema linfático e/ou circulatório não consegue filtrar as impurezas do sangue, o organismo fica sobrecarregado com líquidos que não consegue absorver e o resultado pode ser desde pequenas espinhas, a dolorosos inchaços (edemas ou linfedemas), celulite, retenção de líquidos e pernas pesadas, entre outros. É nesta altura que entra a drenagem linfática manual que, como atua diretamente sobre o sistema linfático, acaba por descongestionar os vasos linfáticos, desintoxicando-os, ativando, em simultâneo o sistema imunológico, sem esquecer o seu efeito analgésico, para alívio das respectivas dores.

Como é feita?

Realizada com pressões suaves e exactas, exercendo movimentos circulares e espirais, a drenagem linfática manual permite a libertação de água e toxinas do corpo, o que, por sua vez, favorece o sistema imunológico e a regeneração dos tecidos. A massagem é sempre realizada no sentido que corre o sistema linfático, movimentando a linfa até aos gânglios linfáticos – é esta ação que permite drenar os líquidos acumulados nas diferentes zonas do organismo, o que acaba por facilitar a circulação e a oxigenação do respectivo tecido.

Tecnicamente rigorosa

Esta técnica, composta por manobras manuais próprias – círculos fixos, movimentos de bombeamento, movimento do "doador", movimento giratório ou de rotação – são executadas com pressões intermitentes que imitam as contrações da musculatura lisa dos vasos linfáticos, acompanhando o seu ritmo. Existem movimentos específicos para cada parte do corpo, sendo uma massagem completamente indolor que, mesmo sem recurso a cremes ou óleos, tem uma acção muito tranquilizante.

Material para estudo de Estética Facial e Estética Corporal. Clique aqui! 
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!