Curta e Siga


Como surgiu o método Vodder





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Como surgiu o método Vodder.

Emil Vodder (20 de fevereiro de 1896 / 17 de fevereiro de 1986), nasceu em Copenhague, e teve grande destaque com estudos de línguas, canto, biologia, mineralogía, citología e fisioterapia. Seus estudos de medicina para conhecer um metodo que melhorasse e ajudassem aos doentes de umas febres, junto a sua mulher Estrid.


Em 1936, apresentou seu método em Paris para a regeneração do sistema linfático e os tecidos da pele. No ano 1932, o sistema linfático era ainda um terreno desconhecido, não só para os terapeutas, mas para os médicos também. O conceito mais generalizado até então era evitar qualquer manipulação, já que pensava-se que isto só podia acarretar problemas pela possibilidade de que se propagassem (por via linfática) gérmes ou outros produtos que pudessem prejudicar a saúde. No entanto, aquela opinião tão generalizada satisfez pouco a Vodder e intuitivamente começou a tratar, mediante um essa massagem especial criado por ele, os ganglios inchados, felizmente com excelentes resultados. Nesta época, ninguém se atrevia a tocar os ganglios inflamados, ele e sua mulher o faziam, utilizando essa terapia manual.

Sua intuição estava no caminho certo. Hoje sabemos que a contraindicação recai sobre a drenagem são processos inflamatórios agudos, mas que não está contra indicada para processos crônicos, onde a palpação não é dolorosa. Assim nasce o gesto da drenagem linfática manual, método original de Vodder..

A propagação e desenvolvimento deste método de tratamento (drenagem linfático manual) atingiu a grande quantidade de profissionais europeus, não só da medicina, mas também de outros campos. Começaram-se a interessar os cirurugiões maxilo-faciais, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiras, masagistas e esteticistas.

Em 1976 foi realizado o primeiro curso para ensinamento da técnica, em Baz dá seu primeiro curso em Barcelona, na Espanha.

O trabalho de difusão realizado pelo Dr.Vodder por cursos e conferências tem sido amplamente reconhecido por numerosos terapeutas de todo mundo.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!