Curta e Siga


Principais manobras do Método Leduc





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Principais manobras do Método Leduc.

http://ainhoaormazabal.com/wp-content/uploads/2014/01/masaje-occidente-42.jpg


A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que deve ser relaxante. Mas, um pequeno desconforto pode ser sentido em locais com inflamação ou cicatrizes recentes, que são áreas mais sensíveis.  A pressão é leve e rítmica, como todas as manobras devem ser.

A técnica de Leduc é fundamentada em todo caminho dos coletores linfáticos e linfonodos, utilizando duas manobras básicas: de captação ou reabsorção e manobras de evacuação ou demanda.

Na captação, os dedos fazem pressões sucessivas, direcionados pelo punho num movimento circular. Já na evacuação, há um desenrolamento dos dedos partindo do indicador até o anular em contato com a pele, que sofre um estiramento no sentido proximal enquanto é realizada a manobra. As repetições vão depender do número escolhido para as manobras.

Drenagem dos linfonodos: feita com o contato direto dos nossos dedos indicador e médio com a pele do paciente, que são colocados sobre os nodos e vasos linfáticos fazendo uma linha perpendicular. A pressão é leve e rítmica, como todas as manobras devem ser. Essa manobra objetiva à evacuação da linfa e é obrigatória sobre as regiões dos gânglios. Podem ser feitos movimentos de bomba (pressiona-solta) ou circulares estacionados no local. Dependendo do local esta manobra pode ser feita com todos os dedos juntos ou com os dedos de uma mão sobre a outra.

Movimentos circulares com os dedos: são realizados movimentos circulares e concêntricos, usando todos os dedos unidos, com exceção do polegar. A manobra de círculos fixos objetiva a captação de linfa, e é realizada no percurso das vias linfáticas ou em direção a essas vias. Nestes movimentos circulares com os dedos, a pele é deslocada sob os dedos, ou seja, os dedos não deslizam sobre a pele. A pressão deve ser intermitente e não realiza nenhuma pressão durante as manobras. Os círculos devem ser leves, rítmicos e obedecer a uma pressão intermitente na área edemaciada, seguindo o sentido da drenagem fisiológica. Recomenda-se executar de 5 a 7 movimentos no mesmo local.

Movimentos circulares com o polegar: realizada da mesma maneira que a anterior, só que apenas com o polegar.

Movimentos combinados: é a combinação dos círculos com os dedos e dos círculos com o polegar. Em resumo, é a manobra de círculos com os dedos também utilizando o polegar.

Bracelete: mais utilizada quando temos inchaço de grandes áreas. Pode ser feita com uma ou as duas mãos de acordo com a necessidade. A manobra de pressão em bracelete visa o aumento do fluxo linfático, a ser recolhido em direção aos linfonodos da região. É realizada por meio de pressões intermitentes, ou seja, pressionar e soltar sucessivas vezes. A fase de pressão deve durar em torno de dois segundos. Segue-se relaxamento com o mesmo tempo de duração e assim por diante.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!