Curta e Siga


Mais do que estética, a drenagem linfática proporciona o bom funcionamento do organismo





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Mais do que estética, a drenagem linfática proporciona o bom funcionamento do organismo.


Com a chegada do verão, começa a correria por tratamentos estéticos para garantir um corpo em forma na hora de vestir o biquíni. Todos os anos surgem novos tratamentos que prometem acabar com gorduras localizadas, celulites, e até diminuir alguns quilos na balança. Mesmo com todas as novidades, uma técnica antiga, mais simples e indolor, ainda é muito utilizada: a drenagem linfática, que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas acumuladas no corpo. "A drenagem linfática ajuda a diminuir a retenção de líquidos, auxilia o tratamento de celulites, ameniza sinusites, diminui o cansaço e desconforto causado pela má-circulação sanguínea ou durante a gestação, ativa a defesa do corpo e diminui a ansiedade", pontua a massoterapeuta Katren Pedroso, coordenadora do curso de Formação em Massoterapia do Grupo CBES. 
         
A técnica é feita por meio de toques e massagem suave, que ativam o sistema linfático, uma rede de vasos finos e delicados, paralelo ao sistema circulatório, responsável por recolher os líquidos do nosso corpo. "O sistema linfático drena o excesso de líquido e toxinas do organismo e promove a defesa do corpo contra infecções e doenças", explica a massoterapeuta. "A drenagem linfática é um auxílio para um bom funcionamento do sistema linfático, sendo também necessária uma boa alimentação, muita água e exercícios físicos", afirma.
         
Os movimentos da massagem precisam ser suaves, contínuos e harmônicos, mas nunca fortes a ponto de causar dor. "A drenagem linfática não dói, não deixa marcas ou hematomas", explica. Por isso, é necessário saber se a massagem está sendo realizada corretamente. "Por exemplo: se você faz drenagem linfática por causa da retenção de líquido, se depois de algumas sessões a retenção não diminuir, não está sendo bem feita", avalia a massoterapeuta. Além da técnica manual existe também a drenagem mecânica, feita por aparelhos. "A escolha de qual técnica usar vai depender de cada caso e da avaliação do profissional", conta. 
Auxílio em cirurgias
         
A drenagem linfática também é indicada em tratamentos pré e no pós-operatórios de cirurgias plásticas, lipoaspiração e microlipoaspiração. "Nestes casos, a massagem acelera a recuperação, evita a fibrose e ameniza o inchaço após a cirurgia", comenta a massoterapeuta. Entretanto, a técnica não é indicada para todos. "Pessoas com processos infecciosos, neoplasias (tumores), trombose venosa profunda e erisipela (doença de pele) podem ter o problema agravado com a drenagem", alerta.
         
Por isso, é fundamental sempre procurar um profissional capacitado. "Antes de realizar qualquer tratamento, procure se informar, pesquisar para saber como é realizado e como tirar suas dúvidas com o profissional", salienta.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!