Curta e Siga


Drenagem física ou drenagem ginástica: o que é?





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Drenagem física ou drenagem ginástica: o que é?.


Li essa reportagem e não posso deixar de postar. Promete ser uma tendência do verão. É uma nova ginástica chamada "drenagem-física" ou "drenagem-ginástica"

"A poucos meses do verão se anunciar, começam a surgir diversos tratamentos e exercícios físicos que prometem eliminar aqueles quilinhos que incomodam tanto e de quebra combater a indesejada celulite. A novidade da vez é a chamada drenagem-física. A aula foi desenvolvida pela professora de educação física Regina Paula Correa e faz uma combinação de exercícios da ioga, pilates, automassagem , do-in e o que Regina chama de "ginástica feminina" - treinamentos para fortalecer a região do abdome, glúteos e coxas. 

A aula surgiu quando o médico que dirige a academia B-Active, Benjamin Apter, localizada na zona oeste de São Paulo, verificou nos exames médicos muitas reclamações das alunas em torno de inchaços, celulites e gordura localizada. 

"A drenagem-física ajuda o processo natural de drenagem do corpo, melhora a circulação, evita o inchaço da retenção de líquidos, e consequentemente ajuda a eliminar a celulite e até espinhas", afirmou Regina. As aulas, que duram cerca de uma hora, são focadas na respiração, melhora da postura e nos esforços físicos principalmente na região abdominal. Também trabalha os membros superiores e a região da planta dos pés, para estimular a região linfática das pernas. Em cada aula gastam-se em média 350 calorias. 

A publicitária Ana Cristina Aaltonen, 43 anos, começou a fazer a drenagem-física para melhorar um linfoedema (inchaço que geralmente acontece nas extremidades do corpo) nas regiões do braço e axila, resultante de uma cirurgia nesta área. Apesar de ter feito apenas duas aulas, Ana conta que já sentiu os efeitos. "Melhorou bastante o inchaço e a retenção de líquido. Percebi também que minha postura ficou bem melhor." 

Além disso, Ana já sentiu que suas roupas estão mais folgadas e afirmou que se sente "mais leve". Segundo a professora, para sentir bem o efeito da drenagem-física são necessárias duas aulas por semana, por no mínino três meses - tempo necessário para o corpo responder aos exercícios. 

Outro ponto que Ana ressaltou das aulas é que elas são puxadas e necessitam de um esforço físico. "Falando assim, parece tranquilo, que é apenas massagem, mas eu suo bastante nas aulas. A diferença é que no final tem a parte do relaxamento, então eu saio bem leve e relaxada." 

A professora conta que parte de suas alunas procuram a aula porque não gostam de malhar. "É uma espécie de musculação terapêutica, por isso não se torna uma coisa repetitiva e pesada. Principalmente porque tem muitos movimentos livres de ioga e pilates." 

Para criar essa sensação agradável de leveza e bem-estar, a professora utiliza em suas aulas bola de tênis, rolo, tapete de ioga, bolas de pilates, música agradável, aroma, e até técnicas da cromoterapia, usando diferentes cores de luzes para os momentos mais puxados de atividade física, ou para os instantes finais de relaxamento. "

Reportagem realizada por Luciana Fracchetta e publicada aqui

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!