Curta e Siga


Como fazer drenagem linfática em casa





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Como fazer drenagem linfática em casa.

Ola, pessoal!

Para falar da drenagem linfática, é necessário antes explicar o que é a linfa, e porque é importante a sua drenagem. O sangue é constituído por vários elementos, nomeadamente as hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma. Na zona capilar, onde são feitas as trocas com as células, é fácil alguma parte do plasma sair dos vasos sanguíneos para o espaço intersticial (zona entre os vasos sanguíneos e as células). A esse plasma, normalmente juntam-se algumas das toxinas produzidas durante a respiração celular, que ao passar para o sangue, acabam por ficar no tal espaço intersticial. Assim, nesse espaço é normal acumular um líquido rico em toxinas, chamada linfa. De forma a eliminar esse líquido, o organismo tem um sistema de vasos linfáticos, pelos quais irá transportar esse líquido, levando-o a juntar-se ao sangue, na veia cava, de forma a poder ser eliminado nos rins, juntamente com todas as outras toxinas já no sangue.

Benefícios da Drenagem Linfática

A linfa, além de toxinas, terá ainda alguns microrganismos prejudiciais ao organismo, e por essa razão existem os linfonodos, onde se acumulam células de defesa, sempre prontas para combater esses microrganismos em qualquer zona do corpo.

O que é a drenagem linfática?

Como deve ter percebido, a linfa é um líquido que se acumula em determinadas zonas onde não deveria haver líquidos. Assim, quando essa acumulação é acima do normal, essa parte fica inchada. Assim, a drenagem linfática irá apenas ajudar o organismo a seguir o seu rumo normal, promovendo a sua absorção pelos vasos linfáticos, para que estes a levem até à veia cava. Assim, a drenagem linfática irá ajudar a drenar o líquido intersticial, diminuindo a sua quantidade, e dessa forma, o inchaço.

Para que serve?

Como referimos atrás, a drenagem linfática é especialmente importante para zonas mais inchadas do corpo, devido à retenção de líquidos. Assim, ao contrário do que por vezes possa ser dito, a drenagem linfática não irá fazer emagrecer. Porventura, poderá ajudar a fazer perder volume, quando este é originado pela acumulação de líquidos. Contudo, terá sim um efeito positivo no combate da celulite. Não será uma cura, mas a sua utilização preventiva, irá impedir que se acumulem líquidos na zona sob a pele, não contendo uma possível inflamação do tecido adiposo.

Como fazer a drenagem linfática em casa?

Apesar de idealmente dever fazer a drenagem linfática com recurso a um profissional qualificado, é possível fazer você mesma em casa. Assim, de seguida iremos explicar os três passos da drenagem linfática em casa. Esta massagem deve ser feita de forma cuidadosa, pressionando levemente, de maneira a não inflamar o sistema linfático. Faça os seguintes passos em cada perna.

1º Sente-se e dobre as pernas. Comece a massagem, no sentido ascendente, partindo dos pés em direção aos joelhos, e destes até às virilhas. Para massajar a parte interna, utilize apenas os dedos polegar, indicador e médio, e através de movimentos circulares, siga a linha do calcanhar, até chegar às virilhas.

2º Quando chegar à zona traseira do joelho, perto da lateral, irá sentir um furo. Aí, deverá circular e puxar como se fosse uma gota de água, e deve continuar lateralmente até atingir a virilha.

3º Quando chegar à virilha, deverá utilizar os 5 dedos, comprimindo e descomprimindo suavemente.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!