Curta e Siga


Drenagem Linfática contra a celulite





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Drenagem Linfática contra a celulite.


Entenda como funciona a drenagem linfática para diminuir a celulite

A drenagem não é uma simples massagem. O principal ponto dessa técnica é fazer uma espécie de desintoxicação do sistema linfático. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o procedimento tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico.
Os movimentos são feitos em partes estratégicas do corpo, como abdômen, coxas e braços a fim de melhorar a circulação sanguínea e eliminar as toxinas. Por isso é que, muitas vezes, após o procedimento, várias pessoas afirmam que o resultado é imediato, pois o corpo desincha automaticamente.

A circulação linfática tem caminhos muito específicos. Por isso, as manobras produzidas na drenagem linfática devem seguir um mesmo sentido, sempre, salvo em alguns casos de pós-operatórios de cirurgia plástica. Os canais linfáticos são muito frágeis e as pressões mais fortes fazem que o vaso se feche e não conduza a linfa. Além disso, o fluxo do líquido é muito lento, por isso, quando realiza a drenagem linfática, o profissional tenta ritmar os seus movimentos na mesma velocidade que a linfa flui.

Toda e qualquer manobra que não cumpra esses requisitos não atua na circulação linfática. Isso quer dizer que a drenagem é uma técnica extremamente suave, lenta, até monótona, que causa sono e leva ao relaxamento. Ela jamais deve provocar dor ou hematomas. Sendo assim, uma boa drenagem linfática deve obrigatoriamente obedecer alguns princípios importantes quanto ao ritmo, sentido das manobras, da pressão e da harmonia dos movimentos.

Publicado em 03/04/13 e revisado em 08/11/19

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!