Curta e Siga


3 principais funções do sistema linfático





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre 3 principais funções do sistema linfático.

http://www.vitalittecorpus.com.br/tratamentos/corporal/img/drenagem-linfatica-1.jpg

O sistema linfático é um conjunto de capilares, vasos coletores e troncos linfáticos com a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Uma imagem que ilustra bem os vasos linfáticos no corpo é de uma trepadeira em um muro, que vai se alastrando e cobrindo todo o espaço que puder ocupar. É também responsável pela produção e transporte dos glóbulos brancos, que são os agentes de defesa dos nosso organismo. Pode-se dizer que possui três principais funções que se relacionam entre si:

– A eliminação de toxinas provenientes de todos os órgãos de nosso corpo e do sistema sanguíneo, pelas vias de excreção (fezes, suor e urina),

– A absorção dos ácidos graxos, da gordura ingerida e sua excreção,

– Produção das células de defesa .

Mas o sistema linfático não é preparado para as agressões da vida moderna, ele fica lento por causa do excesso de toxinas que adquirimos através do estresse, excesso de álcool, tabagismo, má alimentação, sedentarismo,… e com isso vem o inchaço e a retenção – quando você toca a pele, o dedo afunda e quando solta forma uma onda.

A drenagem linfática, as toxinas do corpo são levadas para fora por meio de uma pressão firme, constante e eficiente. É revigorante, nutre e regenera os tecidos, transportando e removendo o líquido do edema de volta à circulação sanguínea.

Por auxiliar no trabalho de bombeamento sanguíneo e favorecer a circulação, o bom funcionamento dos órgãos e fortalecer o sistema imunológico, a drenagem linfática traz uma sensação de bem-estar.



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!