Curta e Siga


Dicas sobre a drenagem linfática





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Dicas sobre a drenagem linfática.

Drenagem Linfática Facial - 30min - Dhyana Yoga 

Muitas mulheres lutam diariamente para eliminar a gordura e acabar com a indesejável celulite. Para dar fim ao incomodo da "pele tipo casca de laranja", as clínicas de estética possuem tratamentos como a drenagem linfática, que nada mais é do que uma massagem que reduz o inchaço do corpo e ajuda na eliminação do edema (conhecido por muitas mulheres como celulite). Este edema é composto de líquidos que extravasam dos vasos linfáticos (linfas) e ficam acumulados nos tecidos. 

Os movimentos do tratamento devem ser suaves e lentos seguindo o trajeto do sistema linfático e traz benefícios nos edemas pós-operatórios de cirurgias plásticas (faciais e corporais), de pós-mastectomia, celulite, retenção hídrica e gravidez, além de favorecer a diurese (produção de urina) e a eliminação de toxinas. 

Indicações e contra-indicações
Qualquer pessoa pode receber esta massagem, não precisa necessariamente estar com algum problema. A Drenagem Linfática somente possui contra-indicação absoluta em casos de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita ou se está em tratamento do câncer. Pessoas cardíacas ou com a pressão alta possuem contra-indicações relativas, salvo quando controladas por medicamentos. É absolutamente indicado para gestantes, principalmente, para aliviar as dores do corpo muito inchado nos últimos meses da gravidez. 

Mais informações
- Celulite: é formada por gordura, líquido e traves de tecido conjuntivo que aprisionam os nódulos de gordura. Sendo assim, a manipulação da gordura, das traves fibrosas, favorece sua dissolução e metabolização, aumenta a chegada de sangue no local e aumenta as trocas metabólicas. Por isso, a retenção de líquido que há na celulite diminui com o tratamento. 

- Gordura localizada: a manipulação vigorosa da gordura provoca vasodilatação e aumenta a velocidade de metabolização, tendendo à suavização de contornos irregulares e à redistribuição harmônica da gordura, principalmente se aliada à dieta. O metabolismo pode se acentuar nos locais que estão sendo massageados com energia. 

- Flacidez:  a vasodilatação que decorre da simples manipulação favorece a revitalização da derme, com incremento da formação e reorganização do colágeno, conferindo mais firmeza à pele. Já no tônus muscular o efeito é discutível: na verdade, teria ação repousante, corrigindo tensões nos músculos, espasmos e contraturas. 

- Manual ou mecânica: a drenagem manual, quando feita com habilidade e conhecimento, é mais efetiva. Por ser mais personalizada, atende às necessidades específicas de cada paciente, levando em conta suas particularidades e prioridades. Porém, com o aumento da demanda e escassez de tempo, cada vez mais surgem equipamentos que buscam atingir um grande número de pessoas num tempo otimizado, num esquema mais prático. 

- Uso de cremes para a massagem: a principal finalidade do creme é facilitar o deslizamento das mãos da massagista. É claro que produtos com princípios ativos que possam aumentar a queima de gordura, hidratar, ativar o metabolismo e diminuir a retenção de líquido são bem-vindos, especialmente nos minutos finais da massagem, deixando-se permanecer por algum tempo após o término da sessão. Estes princípios ativos são: thiomucase, cafeína, remoduline, triac, oxandrolona, uréia, iodeto de potássio, mentol etc. 

- Tipo físico: os resultados quanto à celulite e gordura são mais nítidos nas mulheres de tipo físico curvilíneo, típico das brasileiras, que geralmente retém líquido e acumula gordura em torno de quadris e coxas, tem pernas mais grossas e braços roliços. Essas mulheres tendem a oscilar a retenção de acordo com a fase menstrual e notam muita diferença de acordo com o que ingeriram na véspera (sal, carboidratos etc). Já as pessoas com edemas pós-cirúrgicos, pós-traumáticos e por má circulação podem ver resultados mais rápidos em relação à melhora do inchaço do que as que têm a gordura e celulite como preocupações principais. 

- Número de seções necessárias para cada caso
Gordura localizada: no mínimo 10 sessões
Celulite sem excesso de peso: no mínimo 5 sessões
Celulite com excesso de peso: no mínimo 10 sessões
Edemas (inchaços): melhoram após a terceira sessão. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a drenagem linfática, que tal aderir ao tratamento e sair por ai linda, leve e solta neste início de ano?


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!