Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Método Godoy Godoy de drenagem linfática.
Godoy & Godoy descreveram uma nova técnica de drenagem linfática, utilizando roletes como mecanismos de drenagem; com esta técnica, passou-se a questionar a utilização dos movimentos circulares preconizados pela técnica convencional e sugeriu-se a utilização dos conceitos de anatomia, fisiologia e hidrodinâmica7-13. Os vasos linfáticos são condutores de fluidos (linfa) e, portanto, devem seguir as leis da hidrodinâmica. Para o deslocamento de qualquer tipo de fluido, devemos empregar uma diferença de pressão entre as determinadas regiões que contêm esse fluido – no caso do sistema linfático, os vasos linfáticos. Qualquer tipo de compressão externa que promova um diferencial de pressão entre as extremidades pode deslocar o fluido contido num conduto, o que pode ter como resultado final a redução da pressão no seu interior e, assim, a facilitação da entrada de novo conteúdo por diferente pressão. Diversos materiais, além das mãos, podem ser utilizados como instrumentos facilitadores para exercer a pressão externa
Cuidados básicos:
1-Drenar sempre no trajeto dos principais coletores, no sentido do fluxo, seguindo os critérios da anatomia, fisiologia, fisiopatologia e hidrodinâmica
2-Iniciar drenando as regiões proximais do sistema linfático correspondente ao trajeto a ser drenado
3-Identificar as vias derivativas de drenagem conhecendo a fisiopatologia de cada caso
4-A velocidade empregada é vital para evitar a lesão do sistema

Evolução da técnica de drenagem linfática Godoy & Godoy: Drenagem linfática total
Nestes anos a observação pratica e a pesquisas permitiram a evolução do conceito da drenagem linfático inicialmente descrito por Godoy & Godoy para um novo conceito que é descrito como drenagem linfática total. Este conceito fundamenta-se na associação de estímulos que interferem nos mecanismos fisiológicos de drenagem linfática, de forma mais abrangente do que na drenagem convencional, procurando maximizar todos os estímulos do sistema linfático. O domínio do conhecimento anatômico, fisiológico, fisiopatológico e das regras da hidrodinamica são fundamentais para execução destes conceitos. O objetivo é envolver de forma harmoniosa a formação da linfa com o seu deslocamento até atingir o sistema venoso de forma global.
Para que isso aconteça é fundamental seguir as regras de deslocamento de fluidos da hidrodinamica e associar os movimentos de forma precisa. Deste modo envolve a formação da linfa e o seu imediato deslocamento no sistema linfático. Assim, ela vai aumentar o volume de linfa nos linfangions e estimular sua contração e desencadeando a drenagem proximal em cascata. Outro aspecto é a drenagem do sistema linfático superficial e profundo de forma a envolver as estruturas anatômicas tanto do sistema superficial como profundo.
O estimulo cervical é algo que nos intriga quanto ao seu mecanismo de ação, porém uma hipótese quanto ao seu funcionamento é o estimulo da contração dos linfangions. Este conceito de forma mais detalhada poderá ser acessado em breve neste site.
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.
Nenhum comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!