Curta e Siga


Drenagem linfática vai muito além dos tratamentos estéticos





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Drenagem linfática vai muito além dos tratamentos estéticos.

Resultado de imagem para dermato funcional

A drenagem linfática é eficaz para celulite e para diminuir a retenção de líquido e já se consagrou entre os estilos de massagens. Mas, a eficácia está além da parte estética: o procedimento é fundamental para acelerar o processo de recuperação de pacientes após cirurgias plásticas que, em graus variáveis, produzem inchaço. Ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas. Além disso, previne e controla as complicações comuns como o aparecimento das fibroses pós-operatórias.

Acesse o blog de Fisioterapia Dermato-Funcional

A realização de drenagens linfáticas e outros tratamentos reduzem o tempo de recuperação e melhoram ainda mais a estética do local onde foi realizada a operação. Esses procedimentos deverão ser feitos com orientação médica e por profissionais capacitados especializados. A drenagem pós-cirúrgica deve ser feita no corpo todo para estimular a circulação linfática geral. E, na área operada, o trabalho deve ser mais detalhado e direcionado.

A sequência de um protocolo de tratamento pós-operatório adequado é de extrema importância para a recuperação do paciente. O uso combinado de terapias como drenagem com ultra-som, endermologia, entre outras, diminui o risco de fibrose e faz com que o corpo reaja melhor.

Após a cirurgia plástica, o organismo sobrecarrega os linfonodos, que são filtros e coletores do sistema linfático. Com isso, aparecem os edemas (inchaços), equimoses ou hematomas, que causam muito desconforto ao paciente. A drenagem auxilia no aumento do transporte da linfa (líquido do sistema linfático), o que melhora a vascularização e proporciona maior resistência imunológica do organismo, devido ao aumento de células imunitárias que circulam nesse no próprio sistema linfático.

Importância do procedimento
Com a drenagem linfática, o(a) fisioterapeuta ou o(a) esteticista poderá potencializar a filtragem das toxinas para esvaziar os líquidos exsudados e os resíduos metabólicos. A massagem em alguns casos também auxiliará na redução dos eventos clínicos, acelerando o processo de recuperação pós-operatória, além de prevenir e controlar as complicações comuns. O procedimento drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo assim, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. Também é responsável pela eliminação dos dejetos provenientes do metabolismo celular.

A fibrose é um processo natural do organismo em reação ao procedimento cirúrgico e pode se desenvolver juntamente com a cicatrização, após o procedimento cirúrgico. Ela se desenvolve internamente, por meio do preenchimento dos espaços lesados com um novo tecido. Esse tecido vai se "espessando" com o tempo, ficando cada vez mais rígido, sem elasticidade, tornando o aspecto da pele irregular. Sua falta de maleabilidade provoca dor e limitação.

Se a técnica cirúrgica foi bem aplicada pelo médico e se o paciente foi bem acompanhado após cirurgia com trabalho de atendimento pós-operatório, que inclui drenagem, a possibilidade de fibroses, que afetam negativamente a parte estética, diminui bastante.

Outras técnicas para o pós-operatório

Outros procedimentos auxiliam na recuperação pós-cirurgica do paciente. Podemos utilizar ainda aplicações de utrassom, endermologia, laser, microcorrentes, infra-vermelho, endermoterapia vibratória, vacuoterapia, entre outros. Esses tratamentos ajudam a melhorar a circulação arterial e venosa, proporciona maior oxigenação da pele e auxilia na cicatrização dos tecidos e na própria cicatriz.

Para o pós-operatório, deve-se saber como lidar com a região que foi operada, respeitar a evolução particular do paciente e a indicação médica. Normalmente, iniciam-se os tratamentos, como a drenagem linfática, após a fase aguda da cicatrização, que dura aproximadamente 3 dias. Primeiramente, aplica-se de três a cinco sessões e, dependendo da avaliação do cirurgião plástico e do fisioterapeuta, essas sessões poderão chegar até um total de 20.

Publicado em 22/07/10 e revisado em 22/02/19
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!