Curta e Siga


Drenagem linfática mal feita pode causar dor e hematomas





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Drenagem linfática mal feita pode causar dor e hematomas.


Drenagem linfática feita da maneira incorreta pode ocasionar dor e gerar hematomas Foto: Shutterstock

Drenagem linfática feita da maneira incorreta pode ocasionar dor e gerar hematomas
 

Ficar com a silhueta sequinha e com tudo cima para curtir os dias de intenso calor sem preocupação é o desejo da maioria das integrantes do sexo feminino que recorrem aos benefícios da famosa drenagem linfática. No entanto, apesar de ser uma boa pedida para quem deseja manter o corpo enxuto, o procedimento estético - quando realizado de forma equivocada - pode causar dor e até hematomas. 
 
Para quem se arrisca em locais de procedência duvidosa, o "melhor" que pode acontecer é a técnica não surtir efeito. "Se a massagem for feita com muita força pode causar o fibroedema que endurece a pele, tornando os movimentos do método impossíveis de serem realizados", afirma Mário Chagas, dermatologista da Clínica Estética Derma Gávea, do Rio de Janeiro. 
 
Outro problema provocado pela técnica mal feita é a disseminação de vírus e bactérias pelo organismo se o paciente estiver com quadro de infecções, como apendicite, bronquite e gripe. Se a pessoa teve uma trombose venosa profunda há pouco tempo, a drenagem pode provocar o deslocamento de trombos. O resultado pode ser gravíssimo: uma embolia pulmonar ou um acidente vascular cerebral.
 
Quando aplicada em peles oleosas, a intervenção estética mal feita tende a estimular as glândulas sebáceas, facilitando ainda mais a oleosidade cutânea. O que deveria eliminar toxinas e impurezas deixa o rosto vermelho, irritado e com aspecto sujo. O processo quando feito da maneira correta, por sua vez, oxigena a cútis, devolvendo sua firmeza e viço, além de ser capaz de suavizar as linhas de expressão.
 
Orientações e cuidados especiais
Para não errar na drenagem é preciso ficar atenta principalmente à escolha do profissional. Isso porque ele precisa ter amplo conhecimento da área para poder desenvolver as técnicas, orientando sempre seus pacientes sobre as indicações e contraindicações da técnica. 
 
"A massagem possui contraindicação em casos de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita de câncer", alerta Mário. Diferente do que muitos pensam, o procedimento pode ser aplicado em gestantes, pois aliviam as dores do corpo inchado por conta da gravidez.
 

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!