Curta e Siga


Drenagem linfática com dor?





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Drenagem linfática com dor?.

É fato que a dor não deve estar presente durante a manobra. Se a pessoa está sentindo dor, é porque a drenagem esta sendo realizada com muita pressão, o que não é o intuito. Uma vez que o sistema linfático é sensível e superficial, para conseguirmos drenar o líquido do interstício, ou seja, do meio extracelular, para dentro do sistema linfático, é preciso que os movimentos sejam rítmicos e leves. A massagem deve estar agradável para a pessoa que está recebendo. As manchas roxas tampouco devem aparecer. Salvo, em casos de pós-operatórios, sejam eles de lipoaspiração ou qualquer outra cirurgia plástica que requeiram a drenagem linfática, onde o tecido está sensível e edemaciado, é normal que o paciente sinta a pele dolorida na hora da manobra.

O milagre da Drenagem Linfática

A linfa é o líquido que está contido nos vasos dentro do sistema linfático, ela tem relação com o sistema imunológico / imunitário. No sistema linfático é que são produzidas nossas células de defesa. Por isso, a massagem traz benefícios, pois este será estimulado.

Nosso sistema linfático não trabalha como o nosso sistema de circulação sangüínea, ele é mais lento, porque não existe uma “bomba” para drenar a linfa, no caso do sistema circulatório essa bomba é o coração. A linfa se locomove através da ação da gravidade, pelos movimentos de nossas vísceras e artérias, e através da respiração. Portanto, com a manobra de drenagem, promovemos a melhora na circulação linfática, aumentando esse estímulo e com isso, eliminamos toxinas e resíduos, provenientes do trabalho de metabolismo do nosso corpo, mais rapidamente.

Entendemos que a drenagem funciona da seguinte forma:

Há excesso de líquidos em todo o MEC (meio extracelular). Com a drenagem conseguimos “puxar” todo esse líquido em demasia para o sistema linfático, que são como “filtros” do nosso corpo, através da ativação dos linfonodos, que são a “porta de entrada” para o sistema linfático. Esse processo ocorre através da massagem.

Portanto, a drenagem linfática traz sim muitos benefícios à nossa saúde. No caso da redução da celulite, quando essa não está em estágio avançado, costuma-se obter bons resultados, funcionando também como método preventivo. Conseguimos diminuir o peso, por causa da redução de líquidos, mas a gordura localizada deve ser associada a outros métodos, como, por exemplo, o ultra-som, lembrando sempre que a alimentação balanceada e os exercícios físicos ainda são os maiores vilões da gordura localizada.
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!