Curta e Siga


Má circulação sanguínea: 10 dicas imperdíveis!





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Má circulação sanguínea: 10 dicas imperdíveis!.

Circulação linfática - como ela acontece no seu corpo? - AbcMed

Causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, a má circulação do sangue é mais comum entre as mulheres, especialmente aquelas que estão acima do peso ideal e fazem uso da pílula anticoncepcional habitualmente.

No frio, a situação fica ainda mais complicada, já que as baixas temperaturas provocam a contração das artérias periféricas, dificultando a passagem do sangue. Pessoas que já apresentam este tipo de problema devem se cuidar mais no inverno e evitar a exposição a baixas temperaturas. No entanto, os cuidados devem ser tomados por todos.

Algumas medidas básicas podem ajudar a prevenir e até mesmo tratar a má circulação sanguínea. São elas:

1. Vestir roupas confortáveis. Evite peças que comprimam os músculos das pernas e a cintura, bem como sapatos e tênis apertados, que dificultam a circulação do sangue.

2. Comer alimentos ricos em fibras. Eles ajudam na boa digestão, o que evita o aumento da pressão abdominal e a debilitação das paredes das veias, reduzindo, assim, o risco de prisão de ventre, varizes e hemorroidas.

3. Manter as pernas elevadas. Levantar um pouco as pernas enquanto se está sentado ou mantê-las elevadas por alguns minutos ao se deitar na cama ajuda a dar um bom retorno do sangue às veias. Dormir com os pés sobre uma almofada alta, para melhorar o retorno venoso, também é aconselhável          .

4. Fazer exercícios regularmente. Você provavelmente já ouviu falar que praticar exercícios físicos beneficia a circulação sanguínea. Segundo Dr. Ary, isso ocorre porque, quando os músculos são exercitados, eles atuam como "corações secundários", comprimindo as veias e empurrando o sangue para a parte superior do corpo.

5. Optar por alimentos com gorduras poli-insaturadas. Ao contrário das saturadas, elas reduzem a viscosidade do sangue, aumentando a fluidez da corrente sanguínea. Além disso, esse tipo de lipídio ajuda a regular a pressão arterial, a vasodilatação e a coagulação. Procure reduzir a ingestão de laticínios e carnes bovinas, que contêm gorduras saturadas.

6. Manter-se bem hidratado. Beber entre dois e três litros de água por dia facilita a eliminação de toxinas e melhora a circulação.

7. Evitar o calor excessivo. Ficar exposto a temperaturas muito altas ou durante um longo período prejudica a circulação do sangue, uma vez que os capilares sanguíneos sofrem vasodilatação, provocando cansaço, sensação de peso, inchaço e dor nas extremidades.

8. Fazer massagens relaxantes. A técnica favorece a circulação sanguínea e também melhora a irrigação dos tecidos.

9. Usar meias elásticas. O uso diário de meias elásticas de compressão melhora a circulação sanguínea de retorno, uma vez que ajuda o sangue a subir até o coração.

10. Deixar de fumar. A nicotina contida no cigarro danifica as artérias e favorece o aparecimento de varizes. /

 Publicado em 02/12/14 e revisado em  18/11/21


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!